top of page
Alianças

Palavra de Deus | Aula 4 de 9

Jesus disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, ele viverá para sempre; e o pão que eu darei é a minha carne, a qual eu darei pela vida do mundo” (João 6:51).


Verdade absoluta

Jesus Cristo é o Verbo de Deus, que se fez carne e habitou entre nós (João 1:14). Hoje Ele pode habitar em nós por meio do Espírito Santo, e estar ao nosso lado por meio da Bíblia Sagrada, a infalível Palavra de Deus.


Cristo cumpriu a Sua missão de Salvação, e estabeleceu Apóstolos, sobre os quais a Igreja seria fundamentada e regulamentada, por meio dos seus relatos do Evangelho, Cartas, Epístolas e Revelações, que seriam posteriormente acoplados às Sagradas Escrituras, como verdades absolutas e eternas, inspiradas pelo Espírito Santo de Deus.


Contexto histórico

A Bíblia Sagrada é um livro preciosíssimo, composto por 66 livros, que levaram cerca de 1600 anos para serem escritos, por autores diferentes, que viveram em épocas diferentes. Todos foram inspirados pelo Espírito Santo. Os textos originais foram manuscritos nos idiomas aramaico, hebraico e grego, e no tempo certo, o mesmo Espírito Santo ordenou que fossem juntados em um único livro, a Bíblia Sagrada; Palavra de Deus escrita, fonte da sabedoria eterna.


Sob a ordem do Espírito Santo, no século 4 e início do século 5 d.C., houve algumas considerações entre os líderes da igreja, que possuíam os manuscritos originais, para estabelecerem o cânon bíblico, que foi organizado assim: Pentateuco(ou Torá): de Gênesis a Deuteronômio; os Históricos: de Josué a Ester; os Poéticos e Sapienciais: de Jó a Cantares de Salomão; os Profetas maiores: de Isaías a Daniel; e os Profetas menores: de Oséias a Malaquias, formando assim o cânon do Antigo Testamento.


Os Evangelhos canônicos: de Mateus a João; a História apostólica: livro de Atos; as Epístolas de Paulo: de Romanos a Filemôn; as Epístolas gerais: de Hebreus a Judas Tadeu; e o Apocalipse, formaram o cânon do Novo Testamento.


Traduções

A partir do século 12, o Senhor novamente despertou alguns homens piedosos a traduzirem a Bíblia para vários idiomas, mesmo que isso fosse extremamente proibido pela religião e governo dominantes da época, possibilitando que as pessoas voltassem a ter mais acesso à Palavra de Deus, e pudessem conhecê-Lo melhor.


Muitos perderam as suas vidas nas fogueiras em praças públicas, eram crucificados, degolados ou excluídos dos seus convívios sociais, mas Satanás não pôde impedir que, no tempo determinado, a Palavra de Deus escrita fosse traduzida e espalhada por toda a Terra (Mateus 24:9-14).


Hoje, a mais de 700 anos das primeiras exposições ao público, a Bíblia está espalhada por toda a Terra, e ainda é o livro mais proibido do mundo! Em muitos países as pessoas são presas ou mortas se forem pegas lendo uma Bíblia! Nunca houve e nunca haverá na Terra um livro tão importante como este (Ezequiel 2:9-10; 3:1-3; Salmos 40:7; Zacarias 5:1-3; Apocalipse 11).


Antigo Testamento

O Antigo Testamento é formado por 39 livros manuscritos antes de Cristo. É a sombra do Novo Testamento, e anuncia a vinda do Senhor Jesus, para salvar a humanidade do pecado e da morte eterna. As profecias se cumpriram, e continuarão se cumprindo até o dia do Juízo de Deus, em que Cristo voltará em nuvens de Glória para buscar a Sua Igreja (Lucas 21:27).


Novo Testamento

O Novo Testamento é formado por 27 livros manuscritos depois de Cristo, que registram o Novo Concerto (ou Novo Pacto) feito entre Deus e o homem, que havia pecado logo no início da criação. A grande característica deste Novo Pacto é a reconciliação do homem com Deus, que enviou o Seu Unigênito Filho, para dar a Sua vida pelo resgate daqueles que, pelo poder do Espírito Santo, entregarem as suas vidas a Ele(II Coríntios 5:18; Hebreus 3:1-19; João 6:37).


Um Livro do Céu

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus escrita, direcionada às pessoas desta geração, para revelar o Seu caráter e a Sua Verdade, expressa corporalmente em Jesus Cristo, e compreensível por meio do Seu Evangelho, que está registrado de Gênesis a Apocalipse. Este é o Único Livro que pode ser antigo e novo ao mesmo tempo; que revela o passado, o presente e o futuro de toda a Criação.

“Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus, e é proveitosa para doutrina, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (II Timóteo 3:16,17).


“E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo” (Apocalipse 10:10).

A Palavra de Deus para a nossa carne se torna amarga, porque Ela fere o nosso ego e contraria os nossos desejos pecaminosos, mas para o nosso espírito é mais doce que o mel.


Leia na sua Bíblia todas as referências contidas nos tópicos desta aula, procurando compreender os contextos, com humildade e orações.



Louvado seja Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, para todo o sempre. Amém!


Aula publicada em 20 de maio de 2023.

Youtube

Assistir vídeo no

Youtube

Baixar PDF

ilustrado

Baixar PDF

para imprimir

bottom of page