top of page
Alianças

Novo Testamento | Aula 6 de 9

A Obra de Salvação proposta por Deus, para salvar o homem do pecado e da morte eterna. Jesus Cristo foi sacrificado no nosso lugar, e foi glorificado como Rei e Sacerdote eterno. Ele é o Autor do Novo Testamento (Hebreus 11; Romanos 8).


Pacto da Graça

O Evangelho descrito em 4 livros, a História apostólica do livro de Atos, as epístolas Paulinas, a epístola aos Hebreus, as epístolas Gerais e o livro de Apocalipse, totalizam 27 livros que compõe o Novo Testamento.

Novo Testamento é o novo e último Pacto; o Pacto da Graça. Graça porque nenhum dos Dez Mandamentos da Lei podem ser anulados, e alguém precisava cumprir toda a Lei, para aplacar a Ira de Deus contra a humanidade entregue ao pecado. Cristo se ofereceu voluntariamente como Sacrifício Vivo, Santo e agradável a Deus, tomando sobre Si mesmo os nossos pecados, e quitando a dívida impagável que tínhamos com Deus, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna (Mateus 5:18; João 3:15-18; Efésios 2:8; Hebreus 10:12-36).


Todos aqueles que Nele creem, e a Ele entregam as suas vidas, são regenerados e declarados justos diante de Deus, pela justiça de Cristo, para serem santificados, e depois glorificados. Permanecendo em Cristo, nenhuma condenação há, mas a Ira de Deus repousa sobre aqueles que estão sem Cristo. Estes caminham para o inferno, sem esperança de Salvação, confiantes em seus méritos, ou entregues aos desejos da carne (João 3:33-36; Romanos 3:20-31; Romanos 8:30-39).


Evangelho de Jesus

Os quatro primeiros livros do Novo Testamento registram o Evangelho de Jesus na íntegra, de acordo com o dom e a perspectiva de cada escritor; Mateus, Marcos, Lucas e João, com palavras expressas pelo próprio Mestre: Jesus Cristo, escritas pela inspiração de um único Autor: o Espírito Santo!


História Apostólica

O Livro de Atos foi escrito por Lucas, o médico, e nele foi registrada a história dos apóstolos e dos primeiros cristãos convertidos.

Os apóstolos de Jesus tiveram a responsabilidade de pregar o Evangelho, ensinar os discípulos a cuidarem de suas famílias, e a viverem em comunidades, buscando a intimidade individual com Deus através de Cristo Jesus, de forma a se manterem unidos e sempre reunidos, para louvar e adorar a Deus, aprendendo uns com os outros em humildade, e orações com ações de graça.


Epístolas de Paulo

A Graça de Deus operou poderosamente na vida de Paulo. De perseguidor da Igreja, passou a ser um apóstolo de Jesus, para anunciar o Evangelho aos não judeus e sofrer muito por ele. Ele realizou viagens missionárias em Israel, Síria, Chipre, Ásia, Macedônia, Grécia, Malta, Itália e outras regiões, pregando o Evangelho de Jesus e ensinando, tanto aquela geração quanto as gerações futuras, a viverem como verdadeiros cristãos. Ele escreveu 13 epístolas, para facilitar a compreensão do mesmo Evangelho registrado por Mateus, Marcos, Lucas e João.


Aos Hebreus

A Bíblia não revela quem foi o autor da epístola aos Hebreus; há quem diga que foi Apollo, companheiro de ministério do apóstolo Paulo, e a quem diga que foi o próprio Paulo. Em todo o caso, este livro é rico em sabedoria, e profundo para compreendermos a relação entre o Antigo e o Novo Testamento.


Epístolas Gerais e Apocalipse

Tiago, Pedro, João e Judas Tadeu eram quatro dos doze apóstolos, que compartilharam a sublimidade do Evangelho através dos dons e da autoridade que receberam de Jesus. Pelo Espírito Santo escreveram sete epístolas doutrinárias, trazendo vários ensinamentos para a nossa disciplina cristã. Esses livros, assim como as epístolas paulinas e todos os demais livros da Bíblia, têm muito a nos ensinar, exortar, corrigir e nos fazer crescer na Graça, e no conhecimento do Filho de Deus (II Timóteo 3:16–17).


O livro de Apocalipse é a REVELAÇÃO de Jesus Cristo dada por Deus ao apóstolo João, enquanto ele estava preso na ilha de Patmos, para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve aconteceriam (Apocalipse 1:1).


Inspiração Divina

Somente o Espírito Santo poderia guiá-los nas escritas, de forma que o Evangelho de Jesus Cristo pudesse permanecer imutável, diante das gerações que mudariam de comportamento dia após dia (Mateus 24:35; Lucas 1:1-4; Atos 1:1-14; João 14 e 15; Tiago 1:17; II Timóteo 3:16-17; 4:13; Eclesiastes 3).


Recomendação e advertência

A todos os que ouvirem as palavras da profecia deste livro: “se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém retirar alguma das palavras do livro desta profecia, Deus excluirá a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro” (Apocalipse 22:18,19).

Esta recomendação e advertência escrita no livro de Apocalipse se aplica a toda a Bíblia!


Leia na sua Bíblia todas as referências contidas nos tópicos desta aula, procurando compreender os contextos, com humildade e orações.



Louvado seja Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, para todo o sempre. Amém!


Aula publicada em 20 de maio de 2023.

Youtube

Assistir vídeo no

Youtube

Baixar PDF

ilustrado

Baixar PDF

para imprimir

bottom of page