top of page
Alianças

Verdadeira Religião | Aula 8 de 9

“Se alguém entre vós parece ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:26,27).


A Caridade

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”(I Coríntios 13).


“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:3). Portanto, se Deus é Amor, e toda a plenitude da Sua Glória está em Cristo, sendo Ele o Único Caminho que conduz a Deus, logo, para que se tenha Amor no coração, é preciso ter Cristo no coração, por meio do Espírito Santo, que opera em nós tanto o querer como o efetuar. Concluímos então que, para que se obedeça aos mandamentos de Deus, como frutos de justiça, é necessário ter Caridade, ou seja, ter Cristo habitando em nós, porque não existe em nós justiça própria (João 15:5; Colossenses 2:9; Filipenses 1:11; 2:13; Romanos 7:18-25).


A Religião

A Palavra “religião” deriva do latim religare, que significa “voltar a ligar”. O pecado nos separa de Deus, mas Jesus Cristo nos religa novamente a Ele, por meio da Fé, através do Seu sacrifício na cruz. Então podemos afirmar que, a Caridade é a Verdadeira Religião; aquela que nos liga a Deus e nos dá acesso ao Seu santuário, pela Fé em Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo, que nos guia na Verdade bíblica, pela Graça de Deus (II Coríntios 5:17-21; Efésios 2; Hebreus 10:19-25; Salmos 73).


1º Aspecto da religião

Conforme está escrito em Tiago 1:27, o primeiro aspecto da religião para aquele que foi regenerado em Cristo, é o coração piedoso, voltado a fazer o bem e a ajudar o próximo. É benigno, não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. É o exercício do amor fraternal (Mateus 5:38-47; João 13:34,35; João 15:12-15; I Coríntios 13; I João 2:8-12; I João 4:7-21; II João).


2º Aspecto da religião

Conforme está escrito também em Tiago 1:27, o segundo aspecto da religião - guardar-se da corrupção do mundo, está relacionado aos frutos de justiça, pelas obras de um verdadeiro cristão, como sal da Terra e Luz do mundo (Mateus 5, 6 e 7; João 14:21; Provérbios 7, Gálatas 5:13-26).


Comunidades Cristãs

As comunidades cristãs locais, são excelentes oportunidades de exercitar o amor fraternal, evangelizar, ajudar e instruir uns aos outros, desde que estejam baseadas na verdade bíblica; na mesma simplicidade dos cristãos primitivos, para que haja crescimento na Graça e no conhecimento do Filho de Deus (I Coríntios 11:17-34; Atos 1, 2 e 3; Hebreus 6; II Pedro 3:18).


Não existe comunidade perfeita, porque são formadas por pessoas imperfeitas, propensas a cometerem erros. O que existe são pessoas que retém o Espírito Santo, e estão em busca da perfeição. Estes são os verdadeiros adoradores de Cristo, que O adoram em Espírito e em Verdade, e têm prazer em reunir-se com outros cristãos (I Tessalonicenses 5:19; Colossenses 3).


Comunhão Cristã

O cristão deve certificar-se sempre de estar unido a Cristo, de coração e mente, pelo Espírito Santo da Graça, que opera em nós tanto o querer como o realizar a obra, e ordena a observância da Palavra de Deus, e a convivência harmoniosa com os irmãos na Fé (João 15:9-19; Gálatas 6:4; Filipenses 2:13).


Sem o convívio fraternal, teríamos que ser individualmente completos, com todos os dons espirituais necessários para o avanço do Reino de Deus, e isso é impossível. Ajudar uns aos outros, convivendo uns com os outros em união, é bom e agradável ao nosso Deus, e necessário para formação do corpo espiritual da Igreja, a qual tem Jesus Cristo como cabeça (Salmos 133; I Coríntios 12, Colossenses 1:18).


Igreja

Significa “povo separado” (do grego: ecclesia). A Igreja Cristã não é exclusiva de um país, cidade, denominação, casa ou qualquer outro local. O ambiente de adoração começa nos corações consagrados, nos lares, e se estende aos locais onde os cristãos se reúnem. Esses ambientes não podem ser autenticados pelos usos e costumes, nem tampouco pelo poder econômico e belos templos, mas pela singeleza dos corações e fidelidade às Escrituras Sagradas. A Igreja é formada por pequenos e grandes grupos de cristãos, espalhados por toda a Terra (Salmos 34; Mateus 18:20; João 4:20-24; Apocalipse 7:9-11).


A Igreja visível representa os membros da Igreja invisível, que é o corpo da futura Esposa de Cristo, que só pode ser vista por Ele. No momento ela está sendo preparada pelo Espírito Santo, como uma noiva, dentro do Jardim de Deus, que é a Sua Graça Soberana (Mateus 12:46-50; Isaías 49:18; 61:10).


Graça de Deus

A Graça é um favor imerecido, concedida a nós pelo mérito de Cristo, através do Seu sacrifício na cruz. É a oportunidade de unirmos a Ele em Espírito e em Verdade, para reinar com Ele neste mundo, combatendo o pecado, e por fim, receber a vida Eterna em Glória, que O Justo Juiz concederá por misericórdia aos Seus eleitos (Lucas 17:10; João 4; 15:14-16; Apocalipse 2 e 3; II Timóteo 4:8).


Leia na sua Bíblia todas as referências contidas nos tópicos desta aula, procurando compreender os contextos, com humildade e orações.



Louvado seja Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, para todo o sempre. Amém!


Aula publicada em 20 de maio de 2023.

Youtube

Assistir vídeo no

Youtube

Baixar PDF

ilustrado

Baixar PDF

para imprimir

bottom of page