top of page

O Batismo cristão

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).


Para compreendermos o batismo segundo as Escrituras, vamos nos atentar primeiro aos processos da salvação (chamado, justificação e glorificação), descritos em Romanos 8:28-30, e ao seu atributo principal, que é a Fé em Jesus Cristo (Romanos 10:13-18).


1. A Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus 

na Mensagem do Evangelho, que é o poder de Deus para salvar (Romanos 1:16; Efésios 2:8). Na Mensagem há algumas realidades, seguidas de uma boa notícia:


- Realidades: o Deus da Bíblia é o Criador de tudo e todos, no Céu e na Terra. O Homem é um ser criado por Deus à Sua semelhança, mas caiu pelo engano de Satanás e se tornou pecador, com um coração inclinado ao pecado. Deus é soberano em Amor, Justiça e Santidade, portanto odeia e condena o pecado, inclusive Ele já preparou o inferno para condenar Satanás, seus anjos seguidores e os pecadores obstinados. Todos nós ficamos sob domínio do pecado, e não há nada que possamos fazer para reverter essa situação (Romanos 3:23-26)!


- Boa notícia: o mesmo Deus enviou Jesus Cristo, Seu unigênito Filho, para dar a Sua vida por aqueles que Nele crerem e O aceitarem como Único e Suficiente Salvador, de modo que suas culpas sejam canceladas pela Sua Obra consumada na Cruz, e a Sua Justiça seja neles imputada por Graça; sem merecimento.

O Espírito Santo se usa dessa Mensagem, para gerar Fé nos corações daqueles que serão salvos.


2. Ao compreender a Mensagem e aceitá-La

segue-se o arrependimento das obras mortas do pecado, e o homem é então regenerado. O coração que antes amava o pecado, agora mesmo sob tentação, odeia o pecado e deseja não pecar. Se entristece quando peca e se arrepende sempre, ou seja, não é mais dominado pelo pecado (Mateus 3:2-8).


3. Então vem a obediência à Palavra de Deus

como frutos do novo homem. O primeiro ato de obediência de todo o cristão é o batismo nas águas, feito por outro cristão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19,20), como um ato de confissão pública de que Jesus Cristo é o seu Senhor e Salvador (Mateus 10:32,33). Deve ser um símbolo daquilo que já ocorreu em seu coração.


4. E então vem o crescimento na Graça

e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, através das Escrituras (a Bíblia), até que o corpo mortal seja transformado no imortal, glorificado e eterno, para morar no Céu eternamente (II Pedro 1:1-9; II Pedro 3:18).


“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).


Conclusão:

quem batiza nas águas em uma igreja, e não tem o coração regenerado em Cristo, nem da água não nasceu; apenas tomou um banho! A água representa a Palavra de Deus (Cristo), e o Espírito Santo é aquele que transforma o coração por meio do Seu Evangelho, para produzir frutos de justiça para a Glória de Deus (Gálatas 5:22).



Louvado seja Deus por Jesus Cristo nosso Senhor, para todo o sempre. Amém!


Texto publicado em agosto de 2023.

Baixar conteúdo

ilustrado em PDF 

Baixar PDF

para imprimir

bottom of page