top of page
Lendo um livro de oração

"E amarás ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com todas as suas forças.

E estas palavras, que te ordeno neste dia, estarão no teu coração; e as ensinarás diligentemente a teus filhos, e falarás delas, quando te assentares em tua casa, e quando andares pelo caminho, e quando te deitares, e quando te levantares" (Deuteronômio 6:6-7).

Você, e todos nós, devemos saber que estamos diante de um Deus eterno, Santo, Justo e Imutável, que criou tudo e todos com perfeição. Ele conhece os nossos pensamentos, e as intenções do nosso coração (Salmos 139).

O ser humano pecou e se tornou inimigo de Deus, com o coração naturalmente perverso, mas Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna (Romanos 3:23-26; João 3:16).

Esteja ciente disto:

"Pois eis que o dia vem, e queimará como um forno, e todos os orgulhosos, sim, e todos os que cometem perversidade serão como a palha; e o dia que vem os queimará, diz o SENHOR dos Exércitos, e isso não lhes deixará nem raiz nem ramo" (Malaquias 4:1).

E que haja em ti essa busca:

"Arrependei-vos, portanto e convertei-vos (a Jesus Cristo), para que os vossos pecados sejam apagados, e assim venham da presença do Senhor, tempos de refrigério" (Atos 3:19).

E esse sentimento seja alcançado:

"Tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho; Oh, como amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia."
(Salmos 119:105,97).

E a sabedoria seja adquirida:

Temer a Deus e guardar os seus mandamentos; porque este é o dever de todos (Eclesiastes 12:13)! Ensinar a criança no caminho em que deve andar, para que ainda quando for velho, não se desvie dele (Provérbios 22:6).

Responsabilidade pessoal

Conheça a verdade sobre a nossa responsabilidade pessoal diante da Palavra de Deus, que se aplica a todos – crianças, jovens e adultos. Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31,32).

Crendo que a Bíblia é a infalível e inerrante Palavra de Deus, para nos apresentar Cristo (João 5:39; Romanos 10:17); Crendo que ela é proveitosa para ensinar, repreender, corrigir e educar (II Timóteo 3:16,17); Tendo-a como lâmpada e luz para a nossa vida (Salmos 119:105); Considerando-a como espada para lutar contra as tentações de Satanás (Efésios 6:16,17);
Devemos considerar as nossas responsabilidades diante dela:

1

OUVIR

Buscar meios de ouvir a Palavra de Deus, exposta fielmente através da Bíblia Sagrada. (Romanos 10:17; Hebreus 10:24,25)

2

LER

Ler a Bíblia com humildade e orações, buscando de Deus a compreensão, crendo que o Espírito Santo fala conosco por meio das palavras escritas. (II Timóteo 3:14,15; II Timóteo 4:13; Salmos 119:103)

3

EXAMINAR

Investigar profundamente, com humildade e orações. Ir além de uma simples leitura de versos isolados. Estudar com disciplina os fundamentos do Evangelho, que está presente de Gênesis a Apocalipse. Devemos usar o dom da leitura e o raciocínio para compreender a Palavra de Deus, de acordo com a nossa capacidade intelectual, pois ao que muito foi dado, muito será pedido. (João 5:39; Atos 17:11; Lucas 12:42-48; I Timóteo 4:11-13; II Timóteo 2:15)

4

MEDITAR

Saber o que a Bíblia diz não basta! Estudar e conhecer profundamente também não basta! É necessário pensar e refletir sobre o que ouvimos, lemos e estudamos. Inclusive os analfabetos e os deficientes auditivos, que obviamente não conseguirão executar sozinhos os passos anteriores, podem meditar no amor de Deus, que está em Cristo Jesus. (Josué 1:8; Salmos 1, 77:12, 119:48; Isaías 35)

5

VIVER PELA FÉ

Para viver de acordo ao Evangelho, é necessário compreender e aceitar que, a nossa salvação foi conquistada por Jesus Cristo na cruz, e não pelas nossas boas obras, e que dependemos unicamente do Espírito Santo trabalhando em nosso ser, segundo a vontade de Deus, direcionando as nossas afeições para o Seu Amor, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Se alguém é verdadeiramente cristão, significa que a Graça de Deus o alcançou, pelo sacrifício de Jesus Cristo, e o Espírito Santo o selou para o dia da redenção. (Filipenses 2:13; Salmos 40:8; João 6:63; Efésios 1:13,14; Efésios 2:8-13; II Coríntios 1:21,22; Colossenses 3:3)

6

PRATICAR

Pôr em prática a Palavra de Deus, revelada pelo Espírito Santo nas Escrituras, de modo que possamos rejeitar o pecado e viver o Evangelho, pelas boas obras e exercício do Amor Fraternal, que são frutos de justiça para a Glória de Deus. Isso nos leva a amar uns aos outros, obedecer e louvar a Deus por Jesus Cristo, orar e vigiar sempre. (João 13:17; Tiago 1:20-27; Tiago 4:17; Tiago 2:17,18; Filipenses 1:11; Mateus 3:10)

7

COMPARTILHAR

Transmitir a mensagem do Evangelho, através do nosso bom testemunho de Jesus Cristo, e se possível com palavras, desde que estejam fundamentadas na Bíblia. Lembrando que antes de ensinar é preciso conhecer. Os pais possuem a obrigação de ensinar a Palavra de Deus aos filhos.  (I Pedro 3:15; Romanos 10:10-21; Marcos 16:15-17; I Timóteo 4:13; Lucas 10; Mateus 15:34; Provérbios 22:6; Deuteronômio 6:5-9)

Não desprezemos um assunto tão importante e essencial, capaz de nos levar às fontes das águas tranquilas, para refrigerar a nossa alma e nos guiar pelo caminho da justiça (Salmos 23). Essa fonte é a Bíblia Sagrada - Palavra de Deus escrita por meio do Espírito Santo, para nos guiar até Jesus Cristo. (Salmos 1; 119:105; II Timóteo 3:14-16)

Ensine a sua criança

"Os filhos dos filhos são a coroa dos idosos; e a glória dos filhos são seus pais" (Provérbios 17:6). "Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do útero é a sua recompensa. Como as flechas estão na mão de um homem poderoso, assim são os filhos na juventude" (Salmos 127:3-5). "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6). 

Na biblioteca com a família

Viva como Igreja

Viva em união, e procure estar sempre reunido com a irmandade cristã, como valiosas oportunidades de exercitar o amor fraternal, evangelizar, oferecer louvores ao nosso Deus em nome de Jesus Cristo, e aprender uns com os outros, na simplicidade que Ele nos ensinou, tendo a Bíblia como Palavra de Deus, e soberana guia de Fé e conduta. (Salmos 61:8; 95:2; 105:5; 108:3; 133; 150; Atos 2:42-47; Efésios 5:19; Colossenses 3:16)

Pedimos de coração que nos perdoe, se você achar algum erro no conteúdo deste site, ou nos materiais que disponibilizamos, seja gramatical ou algo que contradiz, ou que não possa ser provado na Bíblia Sagrada. O que estiver correto veio pela iluminação do Espírito Santo, e se houver erro, é humano! Busque a Luz Divina, e fique apenas com a Verdade. (I Coríntios 14:29; Atos 17:10-12)

Sinta-se à vontade para nos enviar e-mail com os seus questionamentos e observações. Caso necessário podemos reconsiderar, retratar ou esclarecer as suas dúvidas.

"Examinai todas as coisas, retende o que é bom". (I Tessalonicenses 5:21)

bottom of page